DLE

Departamento de Línguas Estrangeiras

I SILE

I Seminário Internacional de Línguas estrangeiras
(07 a 10/06/2011)

O Departamento de Línguas Estrangeiras juntamente com o seu Grupo de Pesquisa Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO idealizam a promoção de um Seminário Internacional em Línguas Estrangeiras, juntamente com a XVI Semana de Letras, , em parceria com o Departamento de Línguas Vernáculas e apoio do Centro Acadêmico de Letras, na Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho, para discussão de aspectos linguísticos, literários e socioculturais voltados ao ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola, com a finalidade de debater sobre temas que possam contribuir para o aperfeiçoamento didático -pedagógico e metodológico dos alunos das primeiras e segundas licenciaturas e professores dessas áreas, da Educação Básica e Superior, assim como de outras áreas do conhecimento.
A idealização desse Seminário é fruto de discussões dos profissionais de inglês e espanhol do Departamento de Línguas Estrangeiras/UNIR, no sentido de transformar o Seminário denominado Semana Hispânica (realizada desde 2007) num evento conjunto com o curso de língua inglesa e portuguesa, além de possibilitar o diálogo e o intercâmbio com outras
culturas, considerando que através da língua e da cultura ampliamos nossos conhecimentos, nossos conceitos e nossa capacidade de ver e entender o outro.
Diante das transformações advindas com a sociedade contemporânea, com as novas tecnologias e com as novas perspectivas em relação ao mercado de trabalho que exige cada vez mais profissionais qualificados, competentes, dinâmicos e autônomos, sujeitos da própria aprendizagem, capaz de aprender a aprender, articulando a teoria à prática no desenvolvimento de suas habilidades e competências no fazer pedagógico, esse Seminário faz-se relevante para uma formação mais ampla e significativa, apresentando desafios tanto para o formador quanto para o sujeito em formação.
Objetivos gerais:
 Promover o diálogo entre a universidade e a sociedade (brasileira e estrangeira) em geral contribuindo para um processo de
significativa importância, melhorando a competência lingüística, sócio-cultural, além da práxis pedagógica dos participantes
para a otimização do ensino na Educação Básica e Superior.
Objetivos Específicos:
Promover espaço para a discussão de aspectos linguísticos e culturais das línguas inglesa, espanhola e portuguesa na
formação de professores para a Educação Básica;
Divulgar a cultura hispânica e inglesa através de manifestações artísticas e culturais;
Estimular a produção científica;
Promover a interação entre professores/alunos e alunos/alunos;
Fortalecer a graduação e a Pós-graduação;
Integrar a comunidade acadêmica e a escolar em prol da melhoria do ensino/aprendizagem de Línguas nas Escolas Públicas;

Odete Burgeile- Presidente Doutor

Professores da Universidade Federal de Rondônia (membros da comissão)

Miguel Neneve - Pós-Doutor

Lusinilda Carla Pinto Martins - Doutora

Juliana Bevilacqua Maioli - Doutoranda

Andréa Moraes da Costa - Mestre

Gracielle Marques - Mestre

Maria Alice Sabaini de Souza - Mestre

Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina - Mestre

Rosinete Vasconcelos Costa - Mestre

Djenane Alves dos Santos Valdez - Mestranda

Maria da Graça Martins - Mestranda

Luciana Pitwak Machado Silva Prates - Mestranda

Rosemira Mendes de Sousa - Mestranda

INSCRIÇÃO
Atenção: o prazo das inscrições com submissão de trabalho foi prorrogado até 31 de maio de 2011. 

Caros congressistas, informamos que não há mais vagas para os minicursos abaixo:

MC1- As marcas interculturais nos textos escolares. 

MC3- Mito e Cotidiano

MC8- ¿Qué hace usted feliz?: El contraste español x portugués y sus posibles aplicaciones en la enseñanza y en el aprendizaje de ELE en Brasil.

MC9-  Estratégias de leitura em língua inglesa para iniciantes e falsos iniciantes

MC11-  O ensino de libras e sua relevância no processo de comunicação com os surdos

Relação de minicursos e de vagas que ainda estão disponíveis:

MC-2- Cine en Español. Prof. José Ramon Fernández Rodriguez (Embaixada da Espanha no Brasil): 17 vagas

 

MC 04- A etnocenologia e a cena amazônica. Prof. Ms. José Maria Lopes Junior (UNIR) 17 vagas

 

MC- 05. Recursos lúdicos na aquisição da língua espanhola. Profa. Luciana Pitwak 19 vagas

 

MC- 6- Explorando dicionários. Prof. Dra. Lou-Ann Kleppa (UNIR) 06 vagas

 

MC- 07. Manifestações literárias e audiovisuais indígenas: bio-grafias do povo Maxakali. Profa. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UNIR) 09 vagas

 

MC- 10- Nuevas tecnologias y médios digitales aplicados a la clase de Español Lengua Extranjera (ELE). Prof. Antonio Dormal (SBS-SGEL) 19 vagas

 

 

MC- 12. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Línguas. Prof. Rafael Pitwak Machado Silva (SEDUC/RO) 11 vagas

 

MC-13. Biletreamento na Educação Bilíngue: um novo conceito de Educação no Brasil. Prof. Sheylla Chediak (Instituto MAPLE BEAR/RO) 10 vagas

 

MC- 14. Filologia Política e os Mestrados da UNIR. Prof. Júlio César Barreto Rocha (UNIR) 24 vagas

 

MC- 15. A música na aula de língua inglesa – um recurso auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem. Prof. José Amarino Maciel (UFAM) 19 vagas

 Periodo de inscrição:

  • Período de inscrição com apresentação de trabalho: até dia 31/05/2011
  • Período de inscrição sem apresentação de trabalho via internet: até 03/06/2011
  • Período de inscrição sem apresentação de trabalho no Departamento Línguas Estrangeiras (campus UNIR): até 07/06/2011

Modalidades de apresentação de trabalhos:

Comunicação oral:

Dentro dessa modalidade, os apresentadores terão 15 minutos para expor seus trabalhos. As sessões de comunicação terão a duração de 1h30, sendo 30 minutos para debate. Os trabalhos serão agrupados pelo comitê científico em função da aproximação temática. As inscrições de propostas de comunicação serão efetuadas via formulário eletrônico. Para isso, os autores deverão apresentar um resumo composto de no máximo 300 palavras.   

Apresentação de painel:

O apresentador do trabalho deverá comparecer ao local indicado das 10h30 às 11h30 para montagem de seu painel no dia programado. O painel deve contemplar os seguintes tópicos:

1. símbolo e nome da Instituição, na parte superior esquerda do painel;

2. título do trabalho;

3. nome dos autores, por extenso;

4. grupo de pesquisa ao qual o autor está vinculado (se houver)

5. e-mail;

6. introdução;

7. objetivos;

8. materiais e métodos;

9. resultados obtidos;

10. Conclusão.

Tamanho do Painel: largura: 90 cm; altura: de 90 cm até 1,20 m, no máximo; e permanecerá exposto de acordo com a programação. O painel será fixado com fita adesiva dupla face providenciada pelo próprio expositor. O texto do Painel deve ser escrito em Língua Portuguesa e estar legível, a uma distância de, pelo menos, 1,5 m. Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para que o Painel desperte o interesse do público.

O local da apresentação será divulgado no site dias antes do evento.

Observações:

1.  Pelo menos, um dos autores do trabalho deve permanecer junto ao painel, durante todo o tempo da sessão (10h30 às 11h30), para responder às questões dos interessados.

2. O título do trabalho, no painel, deve ser idêntico ao título do resumo submetido ao evento.

3. É proibida a apresentação por terceiros, bem como utilizar-se de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais apresentadores da sessão.

Normas para publicação dos artigos completos:

O trabalho apresentado, seja em forma de comunicação, seja por meio de painel, poderá ser publicado em anais no formato de CD. Para isso, basta que o participante entregue, no ato de sua apresentação, o texto completo para a publicação. O mesmo deve estar gravado em um CD - arquivo formato doc-, seguindo as normas de submissão abaixo:

Os artigos deverão apresentar o resultado de estudos e pesquisas iniciados ou concluídos, de trabalhos realizados e experiências, devendo conter de 6 a 10 páginas, incluídas as notas, as referências, os quadros ou tabela e o grupo de pesquisa ao qual o autor está vinculado, se for o caso. 

Deverá ter a seguinte formatação: fonte de letra: Times New Roman, tamanho 12. Papel tamanho A4; margem superior e esquerda com 3 cm; margem inferior e direita com 2cm; espaçamento entre linhas: 1,5 cm; alinhamento: justificado; páginas numeradas a partir da segunda (no alto a direita); o título do trabalho deverá vir em negrito, centralizado e em LETRAS MAIÚSCULAS, seguido dos nomes do(s) autor(es) e do orientador, identificados com números crescentes, todos em itálico, e com o endereço eletrônico do autor principal.

A identificação da titulação e da instituição a qual se vincula cada autor deve ser feita na forma de nota de rodapé, de acordo com a numeração dos autores.

As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002.

 

Data de entrega do trabalho completo para a publicação:

O texto deverá ser entregue em CD identificado - formato doc - ao monitor da mesa no ato da apresentação do painel e de trabalhos referentes a comunicação oral.     

 Áreas Temáticas:

1-) Ensino de línguas/formação de professores;

2-) Estudos relativos à política linguística/ensino do espanhol e do inglês no Brasil;

3-) Estudos literários;

4-) Estudos culturais e históricos;

Valores da inscrição:

a) Com apresentação de trabalho

  • Alunos: 15,00
  • Professores: 30,00

b) Sem apresentação de trabalho:

  • Alunos 10,00
  • Professores:20,00

 

Formas de pagamento: via depósito bancário

Ag: 0102-3

C/C: 44.359-x

Banco do Brasil

Nome do correntista: Lusinilda Carla Pinto Martins

 

Observação: Após o depósito, favor enviar, para o e-mail letrasunir2011@gmail.com, uma cópia escaneada do comprovante de pagamento e uma mensagem informando o nome completo do proponente. 

 

O pagamento das inscrições realizadas via internet devem ser realizados até o dia 03/06/2011. 

 

Formulário de inscrição:
Caros congressistas no intuito de facilitar e padronizar a inscrição de vocês disponibilizamos uma inscrição na qual todas as formas de participações (ouvinte, baner e comunicação) estão contempladas. Ao fazer o download da ficha basta selecionar sua forma de participação.


CONVIDADOS CONFIRMADOS

  • Professora Ms. Gentian Miller

          (Universidade da República da Guyana) 

  • Prof. Ms. John Moses

          (Universdade da Guyana)

  • Prof. Ms. Mira Jean Howard

  • Dr. Neide González. 

       Universidade de São Paulo (USP)

 Dr. Indrasena Reddy



Fonte: Departamento de Línguas Estrangeiras

Arquivos
Clique no link para fazer o download
   Clique para fazer o download do arquivo Ficha de inscrição

   Clique para fazer o download do arquivo Circular do Evento